ACIB e Sincomercio reforçam importância do descarte correto de lixo na região central

Entidade alerta para impactos do descarte incorreto de lixo na imagem e no funcionamento do comércio de Barretos

30/01/2026

( )

A Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) manifestam preocupação e indignação com o descarte irregular de lixo e resíduos por parte de algumas empresas e lojistas da região central da cidade e reforçam a necessidade de conscientização coletiva para preservar a organização urbana, a imagem do comércio e a convivência nos espaços públicos.

Lixeiras da Av. 17

A ACIB destaca que a modernização do sistema de coleta de resíduos, com a implantação de lixeiras automatizadas na área central, foi uma solicitação da própria entidade junto ao poder público, com o objetivo de oferecer mais eficiência, higiene e ordenamento ao processo. No entanto, o uso inadequado desses equipamentos por parte de alguns estabelecimentos tem gerado transtornos e interpretações equivocadas.

O controle e a coleta dos resíduos na região central são realizados exclusivamente pelas equipes do SAAE, por meio da empresa Shalom, responsável pela operação do sistema. De acordo com a ACIB e com a própria empresa responsável, há registros recorrentes de lixo sendo colocado sobre as lixeiras da Avenida 17, em vez de ser depositado corretamente em seu interior, além de resíduos deixados ao lado dos dispositivos.

Segundo o vice-presidente da ACIB, Gustavo Miziara, o sistema é moderno, eficiente e atende plenamente à proposta para a qual foi implantado, desde que utilizado corretamente por munícipes e empresários. “O problema não está na lixeira, mas na falta de conscientização de alguns usuários. É fundamental que os lojistas compreendam o funcionamento do equipamento e, principalmente, respeitem as regras de descarte”, afirmou.

Equívoco

De acordo com informações repassadas pela empresa Shalom ao vice-presidente da ACIB, imagens que circularam na internet nesta sexta-feira registraram o lixo fora das lixeiras exatamente no momento da coleta, quando as equipes responsáveis precisam retirar temporariamente os resíduos para o acionamento do sistema automatizado, que funciona com armazenamento subterrâneo e elevação da lixeira para a retirada do material.

Essas imagens acabaram gerando interpretações distorcidas da realidade, disseminando informações que não condizem com o funcionamento adequado do sistema.

Descarte nas esquinas das Avenidas, 17,19 e 21

A ACIB ressalta que o descarte de lixo deve ser feito somente nos locais indicados e após as 18h, conforme orientação do município. No entanto, tem sido recorrente o depósito irregular desses materiais em diversos horários, inclusive durante o período da manhã, especialmente nas esquinas das avenidas 17, 19 e 21.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Barretos (Sincomercio), Roberto Arutim, também chama atenção para a postura de parte dos empresários. “Existe uma responsabilidade que precisa ser assumida. Não é aceitável o descuido com o descarte de resíduos em uma área tão movimentada. Essa postura impacta diretamente a imagem do comércio e da cidade. Precisamos de mais consciência e compromisso”, afirmou.

Notificações e medidas de postura

A ACIB informa ainda que, em parceria com a Prefeitura de Barretos, pretende intensificar as ações de fiscalização na região central. A entidade já solicitou a presença de fiscais no local para aplicação de multas em casos de irregularidades e estuda o uso de câmeras como apoio ao trabalho de monitoramento.

Gustavo Miziara informou que empresas que depositarem resíduos fora do horário ou de forma irregular serão notificadas e reforçou o pedido de compromisso coletivo com o setor. “A falta de bom senso de alguns prejudica o comércio como um todo. Não é possível que cada um olhe apenas para o próprio interesse. O centro é um espaço coletivo, e o cuidado precisa ser compartilhado. Vamos alertar pessoalmente os lojistas e reforçar esse trabalho de orientação”, concluiu.

Fale Conosco

(17) 3321-3200

Atendimento

Segunda à Sexta das 8h às 18h

Sábado das 9h às 13h

Redes Sociais