NOTÍCIA

Monumento Berranteiro foi inaugurado em Barretos

Data: 06/03/2020

Monumento Berranteiro foi inaugurado em Barretos

Inauguração do Monumento

Fonte: Divulgação

O Monumento Berranteiro, edificado em na Praça Nove de Julho, em frente ao Recinto Paulo de Lima Correa, na região central, foi inaugurado em  Barretos no último dia 21. 


Assinada pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, de Diamantina (MG),a obra retrata a figura de uma mula e sobre Monumento Berranteiro foi inaugurado em Barretos ela um peão berranteiro. Sua concepção foi decidida pelo Conselho Municipal de Turismo. A historiadora Elisete Greve Tedesco, disse que o Monumento é o retrato do peão tropeiro, que em sua lida na época usava burros e mulas, animais mais resistentes. 


“Para que fosse edificada foi feito um profundo estudo, de cada detalhe, desde as vestimentas, equipamentos e as características de uma mula”, explicou. “Monumentos são formas de passarmos ao turista um pouco da nossa história e Ele vem em busca disso, de resgatá-la. Nada melhor do ver isto numa obra assim, que será eternizada através de fotos e filmagens. 


A obra  ficou muito linda, fantástica, rica em informações, detalhes e muito bem produzida”, observou o secretário municipal de Turismo, Adriano Santos. O prefeito Guilherme Ávila ressaltou que se trata de um grande atrativo turístico e lembrou que monumentos existem no País inteiro, atraindo a atenção de pessoas que visitam cada cidade, buscando a história de cada uma, como aqui, quando os turistas aportam. 


“Quando o projeto foi lançado, houve algumas críticas, inclusive sobre a utilização dos recursos, que vieram especificamente para obra. Porém, hoje, mesmo quem criticava, vai ao monumento para o registro de fotos, como o que retrata as famílias Marques e Librina, na Praça Francisco Barreto. Ambos são de uma grande beleza. Dois belíssimos atrativos turísticos”, frisou Guilherme Ávila.


A cerimônia foi marcada pela presença de representantes da sociedade cultural, artística, secretários e munícipes. No descerramento da placas, com informações do peão tropeiro e do berrante, o berranteiro Paulinho 1001 fez cada toque para cada situação de uso.

MAIS NOTÍCIAS