AEROPORTO ESTADUAL DE BARRETOS
A fundação de Barretos deu-se no dia 25 de agosto de 1.854, entretanto a sua origem remota o ano de 1.831, quando chegaram nesta região os irmãos Francisco José Barreto e Antônio Barreto. Chico Barreto nasceu na cidade de São José da Campanha, estado de Minas Gerais. Mudou-se de sua terra natal e fixou residência em Caldas velhas, também no estado de Minas. Lá se casou com Ana Rosa. Do casamento nasceram oito filhos, naquele ano de 1831, Francisco José Barreto e seu irmão, acompanhados de toda a sua família, decidiram vir para o norte do Estado de São Paulo e tomar posse de uma gleba de terras à margem esquerda, entre a confluência dos rios Grande e Parda. Cinco dos filhos de Francisco José Barreto já estavam casados. O local escolhido passou-se a denominar Fazenda Fortaleza.
A região pertencia ao município de Araraquara e chamava-se Sertão de São Bento de Araraquara. Algum tempo depois da chegada de Chico Barreto chegou Simão Antônio Marques e sua família que também era da cidade de Caldas Velhas. A sua propriedade chamava-se fazenda Monte Alegre. No ano de 1.845 as duas famílias pioneiras, os Barreto e os Marques, instituíram o povoado delimitando uma área comum às duas fazendas, doada à igreja, recebendo o nome de "patrimônio do Espírito Santo" , cresceu e virou a "Villa dos Barreto", depois "Villa Barreto" e finalmente "Barretos". No dia 25 de agosto de 1.854, seis anos após a morte de Francisco José Barreto e de dois anos após a morte de sua mulher Ana Rosa, seus filhos, nora e genros, seus filhos doaram sessenta e dois alqueires da Fazenda Fortaleza. Da mesma forma Simão Antônio Marques, sua esposa e irmãos, doaram 20 alqueires de terra da Fazenda Monte Alegre. Os dois lotes de terra totalizando oitenta e dois alqueires foram doados ao Divino Espírito Santo, a fim de que se se constitui uma capela para que ao redor nascesse um povoado. A sede da Fazenda Fortaleza, onde morava a família de Chico Barreto, situava-se na parte sul da cidade, nas imediações das atuais ruas 6 e 8 com as avenidas 13 e 11 no quarteirão onde hoje encontra-se o marco histórico da cidade e o Hospital Psiquiátrico e Asilo Dr. Mariano Dias.
A cidade foi considerada a "Capital da Pecuária Nacional" e é conhecida atualmente como a "Capital do Country Brasileiro". A origem da "Capital da pecuária nacional" devem-se à excelência de suas pastagens, surgida por um acidente da natureza, através de uma forte geada no mês de junho de 1.870, "queimando" por conta da intensidade do frio a fechada mata existente.
Após a geada, no dia 24 de agosto do mesmo ano, dia de São Bartolomeu, a vegetação ressequida foi devorado por um incêndio de grandes porções acabando com a mata fechada existente. Com a chegada da primavera e das chuvas, surgiram imensas pastagens naturais, estabelecendo excepcionais condições para a engorda de gado. Fazendas foram estabelecidas e grande contingente foi atraído pelas possibilidades de ganhos que a atividade pecuária passou a propiciar na região. A melhoria nas condições de transporte permitiu a ocupação acelerada do território e a consolidação de uma rede urbana que continuamente atraia imigrantes.
Novas atividades agrícolas foram adquirindo importância durante este processo. Dentre elas destaca-se a heveicultura e a citricultura, que cresceu na região durante as décadas de 60 e 70. Nesse período assistiu-se também a um intenso processo de modernização da agricultura, expandindo-se a produção mecanizada de grãos, especialmente de soja e cana. Nos anos 80 o cultivo de laranja assumiu grande importância e passou a disputar com a cana-de-açúcar a posição de principal produto agrícola regional.
Cidade festeira por natureza, Barretos ainda guarda muitos traços de sua cultura caipira, sertaneja e interiorana. O rico folclore desenvolvido na região tem característica peculiar. A própria fala do Barretense traz um sotaque caboclo, que acabou invadindo a urbanidade aparente. Tradições presentes nas folias de Reis, grupo folclórico, músicas típicas, comida feita no fogão de lenha. Uma terra onde a tradição anda de braços dados com a vanguarda.
Atualmente Barretos é conhecida internacionalmente por sediar a Festa do Peão de Boiadeiro, a qual é considerada como o maior festival de rodeio e de música sertaneja do País. O evento tem hoje grande importância para a dinâmica da economia do município, pois tem permitido o crescimento dos setores ligados ao turismo e à produção de artigos country, com enorme efeito multiplicador em termos de geração de renda e emprego.
Com os seus 130.000 habitantes (incluso população flutuante) Barretos é sede da 13º Região administrativa do Estado de São Paulo. A cidade hoje possui centro Universitário, como a: UNIFEB: com os cursos de Administração, Agronomia, Ciência Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica Computação e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, física, Física Médica, Química Tecnológico, Odontologia, Serviço Social, Sistema de Informação, Zootecnia, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Química. CETEC: ensino fundamental, e médio. Cursos Técnicos: radiologia, prótese dentária e química. FACULDADE BARRETOS: com cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Licenciatura em História, Nutrição, Sistema de Informação, Psicologia. O ISEB: Letras e pedagogia; e o INSTITUTO FEDERAL: Cursos Regulares Superiores: Licenciatura: ciências biológicas Bacharelado: agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas. Técnico em gestão em turismo, licenciatura em química. Técnicos: agronegócio e eventos. Técnico integrado ao ensino médio agropecuário, alimentos e informática. Cursos de extensão são oferecidos semestralmente. LICEUTEC: Cursos Técnicos em: Eletrotécnica, Automação Industrial, Enfermagem com ênfase em oncologia, Administração e Cursos Profissionalizantes como: Eficiência energética e painéis fotovoltaicos, Eletricista instalador NR-10, Comandos elétricos com NR-10, Instalação e manutenção de ar- condicionado, CLP- controlador lógico programável, vendas, cobrança e atendimento, Instrução industrial, farmácia hospitalar, redes industriais, MS Project, instrução cirúrgica gestão de pessoas, operador de caldeira. Os cursos técnicos são de dois anos de duração exceto o de administração que é de um ano e seis meses. Os cursos profissionalizantes variam de 3 a 12 meses de duração. .FACULDADES FISO/BARRETOS: Graduação: Pedagogia, Bacharel em ciências contábeis, sistemas para internet. Pós-graduação: gestão escolar, pisco pedagogia, educação infantil e educação especial. FACISB MEDICINA: Faculdade de ciências da saúde de Barretos, Dr. Paulo Prata. ETEC BARRETOS: Ensino médio e integrado em química e meio ambiente, Técnicos: açúcar e álcool, administração, cozinha, enfermagem, informática, mecânica, meio ambiente, nutrição, química, recursos humanos, segurança do trabalho, serviços jurídicos e SENAC Barretos. Há seis emissoras de rádio, dois jornais diários, uma emissora de televisão.
Onze agências bancárias, dentre as Cooperativas de crédito de Barretos: Coorporativa Sicredi, SICOB, Unimais, Credicitru, E as agências bancarias:Bradesco (2 Unidades), Santander (2 Unidades), Itau card (3 Unidades), C.E.F (2 Unidades), e Brasil (2 Unidades)
Com uma economia ainda baseada nas atividades ligadas a agro-pecuária, em um excelente setor de comércio e serviços, Barretos expande o seu parque industrial, com a criação de um pólo tecnológico, e investe no desenvolvimento do turismo, como fatores de geração de empregos, recursos e progresso. Barretos possui um referencial extremamente importante na área da saúde, o hospital de câncer. Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, por Dr. Paulo Prata e Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai para dar continuidade aos projetos, promover o crescimento da instituição e responder as crescentes necessidades. É uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer, é reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevado padrões de qualidade e de humanização em categorias como: serviço, infra-estrutura, limpeza e qualidade do atendimento O hospital também está presente com unidades nas cidades de Jales (SP), Porto Velho (RO), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS), Fernandópolis (SP), São Paulo (SP) e Campinas (SP). São mais de 400 (quatrocentos) médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva e tratamento personalizado, fazendo uma média de 4.100 atendimentos por dia em 18 especialidades, 100% pelo sistema único de saúde (SUS) O hospital vem ganhando grandes proporções com ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental. Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.
AEROPORTO ESTADUAL DE BARRETOS
ÁREA CENTRAL DE BARRETOS
CALÇADÃO
HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS
HOSPITAL SÃO JORGE
MINERVA BEEF SHOP
MEMORIAL DO PEÃO DE BOIADEIRO
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DE BARRETOS
Cel. Almeida Pinto Pça. São Sebastião, s/nº - Centro - 14.780-300 Fone: (17) 3322-2268
Dr. Antônio Olympio Pça. Francisco Barreto, s/nº - Centro - 14.780-050 Fone: (17) 3322-5018
Prof. Aymoré do Brasil Av. Gonçalves, 200 - Clementina - 14.781-335 Fone: (17) 3322-3605
Prof. Benedito Pereira Cardoso Av. Sacadura Cabral, 1577 - Rios - 14.783-101 Fone: (17) 3322-4322
Fábio Junqueira Franco Rua C-20, s/nº - Christiano de Carvalho - 14.781-464 Fone: (17) 3322-6942
Profª Acy Bonilha de Souza Av. Antônio Prado, 250 - Distrito de Ibitu - 14.780-970 Fone: (17) 3326-5222
Embaixador Macedo Soares Rua 22, 1259 - Centro - 14.784-168 Fone: (17) 3322-7957
Mário Vieira Marcondes Av. 43, 0560 – Celina - 14.780-733 Fone: (17) 3322-4109
Profª Paulina Nunes de Moraes Rua 28, 2814 - Aeroporto - 14.783-218 Fone: (17) 3322-2106
Cel Silvestre de Lima Rua 42, 266 - Alvorada - 14.780-180 Fone: (17) 3322-3211
Valois Scortecci Rua 34, 1169 - Centro Fone: (17) 3322-3359
Sesi Barretos Rua C-20, s/nº - Christiano de Carvalho - 14.781-464 Fone: (17) 3322-7655
Lacy Bonilha de Souza Professora Av. Antonio Prado, 250 - Centro Fone: (17) 3326-5222
Ceeja de Barretos Rua 28, 2814 - Centro Fone: (17) 3324-6740
Ana Carvalho Castanho Rua Brás de Ávila Lima, s/nº - Zeq. Amendola Fone: (17) 3324-1022
Analia Franco Rua 6 esq. Av. 9, 1130 Fone: (17) 3322-1184
Christiano Carvalho Av. Geronimo Barcellos, s/nº - Vila Nogueira Fone: (17) 3324-5711
Dr. João Ferreira Lopes Rua 36 x 38 c/ Av. 05 s/nº - Vila Rios Fone: (17) 3324-4599
Leodete Silveiro Joi Rua Joaquim Inácio Pimenta, 1036 Fone: (17) 3324-3366
Luiza Parassu Borges Rua 32 s/nº - Baroni Fone: (17) 3324-2227
Matilde Gitay de Mello Rua 4 c/ Avs. 35 x 37, s/nº Fone: (17) 3325-7033
Nova Barretos Rua José Pompeu Bonvicino - Nova Barretos Fone: (17) 3324-4977
Orival Leite de Mattos Rua C-23, s/nº - Cristiano de Carvalho Fone: (17) 3325-7021
Prof. Dorothovio do Nascimento Av. D. José de Matos Pereira, s/nº - Zeq. Amendola Fone: (17) 3323-1119
Prof. Giuseppe Carnimeo Trav. Sebastião Botacini Fone: (17) 3323-1161
Prof. Luiz Castanho Filho Rua L-6 s/nº - Los Angeles Fone: (17) 3323-5817
Prof. Maria Alves Barcelos de Oliveira Rua SF 5, 1123 - São Francisco Fone: (17) 3325-3233
Profª Olga Abi Rachid Moraes Rua Justo Aguilera, s/nº - Nadir Kenan Fone: (17) 3324-3999
Rotary Club - Marília Rua 38, 0350 Fone: (17) 3325-7033
São Francisco Rua S.F.8, 1610 Fone: (17) 3323-5812
Zuleika Inácio Lopes Ferraz Alberto Moreira Fone: (17) 3329-1113
Colégio Objetivo Av. 23 (4 x 2), 055 - 14780-320 - Centro Fone: (17) 3321-1209
Colégio Nomeline Cirandinha Rua 28 (27 x 29), 844 - 14780-110 - Centro Fone: (17) 3323-3500
Colégio Carlos Drummond de Andrade Av. 8 de Setembro, 93 - 14787-210 - Derby Clube Fone: (17) 3323-2244
Colégio Plus COC Rua Argentina, 1440 14783-192 - América Fone: (17) 3321-0221
Colégio Paulo Freire Rua 6, 963 - 14780-010 - Centro Fone: (17) 3322-7258
CETEC (Colégio e Escola Técnica) Av. Prof. Roberto Frade Monte, 385 - 14783-226 - Aeroporto Fone: (17) 3321-6417
LiceuTec Av. Gonçalves, 2200 - 14781-335 - Flosi Fone: (17) 3323-3333
Etec. Cel. Raphael Brandão Av.37, 646 - Baroni Fone: (17) 3323-1099 | (17) 3322-2341 E-mail: etebarretos@yahoo.com.br
Senac Barretos Av.21, 087 - Centro Fone: (17) 3322-9011 E-mail: barretos@sp.senac.br
Segunda à Sexta das 8h às 18h
Sábado das 9h às 13h