Conheça BARRETOS
História de BARRETOS

A cidade foi considerada a "Capital da Pecuária Nacional" e é conhecida atualmente como a "Capital do Country Brasileiro". A origem da "Capital da pecuária nacional" devem-se à excelência de suas pastagens, surgida por um acidente da natureza, através de uma forte geada no mês de junho de 1.870, "queimando" por conta da intensidade do frio a fechada mata existente.
Após a geada, no dia 24 de agosto do mesmo ano, dia de São Bartolomeu, a vegetação ressequida foi devorado por um incêndio de grandes porções acabando com a mata fechada existente. Com a chegada da primavera e das chuvas, surgiram imensas pastagens naturais, estabelecendo excepcionais condições para a engorda de gado. Fazendas foram estabelecidas e grande contingente foi atraído pelas possibilidades de ganhos que a atividade pecuária passou a propiciar na região. A melhoria nas condições de transporte permitiu a ocupação acelerada do território e a consolidação de uma rede urbana que continuamente atraia imigrantes.

Cidade festeira por natureza, Barretos ainda guarda muitos traços de sua cultura caipira, sertaneja e interiorana. O rico folclore desenvolvido na região tem característica peculiar. A própria fala do Barretense traz um sotaque caboclo, que acabou invadindo a urbanidade aparente. Tradições presentes nas folias de Reis, grupo folclórico, músicas típicas, comida feita no fogão de lenha. Uma terra onde a tradição anda de braços dados com a vanguarda.

Com os seus 130.000 habitantes (incluso população flutuante) Barretos é sede da 13º Região administrativa do Estado de São Paulo. A cidade hoje possui centro Universitário, como a: UNIFEB: com os cursos de Administração, Agronomia, Ciência Contábeis, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica Computação e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Farmácia, física, Física Médica, Química Tecnológico, Odontologia, Serviço Social, Sistema de Informação, Zootecnia, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Química. CETEC: ensino fundamental, e médio. Cursos Técnicos: radiologia, prótese dentária e química. FACULDADE BARRETOS: com cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Licenciatura em História, Nutrição, Sistema de Informação, Psicologia. O ISEB: Letras e pedagogia; e o INSTITUTO FEDERAL: Cursos Regulares Superiores: Licenciatura: ciências biológicas Bacharelado: agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas. Técnico em gestão em turismo, licenciatura em química. Técnicos: agronegócio e eventos. Técnico integrado ao ensino médio agropecuário, alimentos e informática. Cursos de extensão são oferecidos semestralmente. LICEUTEC: Cursos Técnicos em: Eletrotécnica, Automação Industrial, Enfermagem com ênfase em oncologia, Administração e Cursos Profissionalizantes como: Eficiência energética e painéis fotovoltaicos, Eletricista instalador NR-10, Comandos elétricos com NR-10, Instalação e manutenção de ar- condicionado, CLP- controlador lógico programável, vendas, cobrança e atendimento, Instrução industrial, farmácia hospitalar, redes industriais, MS Project, instrução cirúrgica gestão de pessoas, operador de caldeira. Os cursos técnicos são de dois anos de duração exceto o de administração que é de um ano e seis meses. Os cursos profissionalizantes variam de 3 a 12 meses de duração. .FACULDADES FISO/BARRETOS: Graduação: Pedagogia, Bacharel em ciências contábeis, sistemas para internet. Pós-graduação: gestão escolar, pisco pedagogia, educação infantil e educação especial. FACISB MEDICINA: Faculdade de ciências da saúde de Barretos, Dr. Paulo Prata. ETEC BARRETOS: Ensino médio e integrado em química e meio ambiente, Técnicos: açúcar e álcool, administração, cozinha, enfermagem, informática, mecânica, meio ambiente, nutrição, química, recursos humanos, segurança do trabalho, serviços jurídicos e SENAC Barretos. Há seis emissoras de rádio, dois jornais diários, uma emissora de televisão.
Onze agências bancárias, dentre as Cooperativas de crédito de Barretos: Coorporativa Sicredi, SICOB, Unimais, Credicitru, E as agências bancarias:Bradesco (2 Unidades), Santander (2 Unidades), Itau card (3 Unidades), C.E.F (2 Unidades), e Brasil (2 Unidades)
Com uma economia ainda baseada nas atividades ligadas a agro-pecuária, em um excelente setor de comércio e serviços, Barretos expande o seu parque industrial, com a criação de um pólo tecnológico, e investe no desenvolvimento do turismo, como fatores de geração de empregos, recursos e progresso. Barretos possui um referencial extremamente importante na área da saúde, o hospital de câncer. Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, por Dr. Paulo Prata e Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a idéia do pai para dar continuidade aos projetos, promover o crescimento da instituição e responder as crescentes necessidades. É uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer, é reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevado padrões de qualidade e de humanização em categorias como: serviço, infra-estrutura, limpeza e qualidade do atendimento O hospital também está presente com unidades nas cidades de Jales (SP), Porto Velho (RO), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS), Fernandópolis (SP), São Paulo (SP) e Campinas (SP). São mais de 400 (quatrocentos) médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva e tratamento personalizado, fazendo uma média de 4.100 atendimentos por dia em 18 especialidades, 100% pelo sistema único de saúde (SUS) O hospital vem ganhando grandes proporções com ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental. Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.