Movimento do Comércio sobe 3,4% no acumulado em 12 meses

29/05/2018

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 3,4% no acumulado em 12 meses, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal dessazonalizada, foi obeservada queda de 0,5% em relação a janeiro. Já na avaliação contra fevereiro do ano anterior, houve aumento de 5,2%.


Após dois anos de retração, o indicador do comércio já apresenta sinais robustos desde o final de 2017. Com uma mudança de cenário, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição no desemprego entre outras variáveis, espera-se que esta tendência se mantenha crescente pelos próximos meses, consolidando a recuperação do setor. Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 2,2% em fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal,  a variação acumulada em 12 meses foi de 4,9%. A categoria "Tecidos, Vestuários e Calçados" cresceu 1,2% no mês, expurgando os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 2,3%. 


A atividade do setor "Supermercados, Alimentos e Bebidas" aumentou 0,3% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 3,1%. Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" cresceu 0,3% em fevereiro considerando dados dessazonalizados, equanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses ainda apresenta queda de 1,9%.

Fale Conosco

(17) 3321-3200

Atendimento

Segunda à Sexta das 8h às 18h

Sábado das 9h às 13h

Redes Sociais