Conheça BARRETOS

FESTAS

CHEGADA DA COMPANIA DE REIS NA CHÁCARA ARMOUR




Local: Chácara Armour
Descrição: Companhia de Santos Reis dos Irmãos Borges

Fundada em 06 de janeiro de 1944, em virtude de promessa realizada pela Sra. Inácia Ferreira de Moraes, (avó do piquira).
Em benefício do espôso sr. João Adriano de Moraes que estava com a saúde abalada. A fé envolveu toda família sendo transmitida aos filhos e netos, sr. José Borges Gouveia (filho), foi festeiro por 14 anos . Sr. Osvaldo Borges Gouveia (neto) foi festeiro por um ano, Marcolino Borges (neto) foi festeiro por um ano, Garibaldi Borges (neto) foi festeiro por um ano, Nelson Borges (neto) foi festeiro por sete anos e José Carlos Borges (Piquira) (neto) foi festeiro por um ano e palhaço por mais de quarenta anos.
A tradição está presente na família sendo transmitida de geração à geração.
A companhia sai em visitas dia 22 de dezembro segue viagem até 6 de janeiro, no retorno realiza uma grand confraternização.

BARRETOS MOTORCYCLES



Local: Parque do Peão
Descrição: Um dos principais encontros de Motociclistas do país nasceu com uma paixão comum de quatro barretenses – uma moto estradeira. Em meados de 1999, Gilberto Jesus Rezende, Calil Said Calil, Samir Ali Ubaiz e Thiago, tiveram a ideia de começar um encontro de motociclistas em Barretos.

Para o projeto sair do papel, o clube, que posteriormente foi chamado de Motoclube Espírito de Liberdade, procurou a Associação Os Independentes, que disponibilizava de uma infraestrutura completa – o Parque do Peão – para desenvolver o evento.

Em 2003, Os Independentes e Motoclube realizaram o primeiro evento. Segundo um dos fundadores do Espírito de Liberdade, Gilberto Rezende, na época, o projeto foi levado para o Independente Jeronimo Luiz Muzetti que encaminhou a proposta para o então presidente de Os Independentes, Emílio Carlos dos Santos, o Kaká. “Todos eles gostavam de motos e enxergaram uma oportunidade interessante de evento. Quando o projeto começou a sair do papel ficamos realizados”, conta.

De acordo com o presidente de Os Independentes da época, Cacá, a realização do evento vinha de encontro com um dos objetivos de sua diretoria - tornar o Parque do Peão uma “Usina de Eventos”. “No mesmo ano do Motorcycles criamos também o Barretos Rock Fest”, relembra. O Rock Fest é realizado até hoje juntamente com o encontro de motociclistas.

Para Rezende, a terceira e quarta edição do Motorcycles foram essenciais para consolidar a festa. “Entre os anos de 2005 e 2006, conseguimos reunir um grande número de público e comprovar que assim como nós, diversas pessoas compartilhavam pela paixão da velocidade em duas rodas”.

O Barretos Motorcycles deu tão certo que hoje, com uma trajetória de 15 anos, é um dos maiores encontros de motociclistas do país, que oferece em sua grade de programação atrações para todos os gostos, de apresentações radicais a shows musicais.

Expo Barretos



Descrição: A Expo Barretos é um evento agropécuário que se caracteriza pela diversidade de opções aos criadores e produtores rurais, disponibilizando modernas tecnologias para culturas, pecuária, floricultura horticultura e outros segmentos. Logo, a sequência de expositores para todo o homem do campo e as palestras da Expo Barretos foram elaboradas para atender toda demanda para o empresário do Agronegócio poder prosperar. Além do circuito da feira comercial, palestra e leilão, a Expo Barretos será precedido por evento beneficiente para entidade filantrópica da cidade sede.

Antigomobilismo em Barretos



Descrição: Antigomobilismo Barretos, atraindo expositores e colecionadores de todo o estado. Além da exposição de carros antigos, alguns bem raros, o encontro conta com uma programação musical na Praça de Alimentação do North Shopping e um show de mágica






Arraial da Alegria



Descrição: O Arraial da Alegria é um evento realizado anualmente, desde 1986, na Cidade de Maria, com o objetivo de reverter toda a renda arrecadada para a manutenção da mesma. É realizada uma quermesse, almoço com o tradicional prato típico da cidade de Barretos, a Queima do Alho, shows artísticos e a coroação da imagem de Nossa Senhora.  

Faz parte do Arraial da Alegria, o concurso radiofônico intitulado de Rei e Rainha da Alegria. Todos os anos, três personalidades recebem prestígios e o casal que arrecada mais vence o concurso.

Confira a lista do primeiro e ultimo de Rei e Rainha da Alegria:

1989 – Wilson Antônio Marques e Maria Abadia Moreira
2017 - Marcos Sampaio de Almeida Prado “Kiko” e Larissa Mello



MUAR DO SERTÃO BARRETOS



Descrição: Com o nome de “Muar do Sertão”, o evento será realizado no Parque do Peão com uma programação que inclui leilões, desfile, shows, provas, feira comercial e outras atrações. O objetivo é reunir criadores e apaixonados pelo mundo dos muares.

“O Brasil foi desbravado no lombo dos muares. Os primeiros rodeios realizados no país, inclusive, foram feitos com animais dessa espécie. Eles possuem força e características únicas, que impressionam os criadores”, explica Emílio Carlos dos Santos (Kaká), diretor de Marketing da Associação Os Independentes, promotora do evento.

Durante os três dias de realização, o evento contará com; provas no Setor Esplanada do Peão; shows musicais; gastronomia típica como Queima do Alho; Tenda da Gambira, espaço que abrigará as negociações relacionadas aos muares; estúdio de rádio com músicas de raiz; concursos da melhor “tralha”; e feira comercial. Entre outras atrações relacionadas ao segmento, envolvendo apenas os muares.

Por serem híbridos, fruto do acasalamento de jumento com égua, os burros e mulas são mais resistentes, o que atrai investidores. “É um animal rústico, mas ao mesmo tempo dócil. Atualmente, o preço de um muar pode variar de R$ 3 mil a R$ 100 mil. E, apesar da força, muitos pecuaristas criam estes animais para hobby, por serem únicos”, conta o veterinário Kiko Almeida Prado, diretor de Rodeio de Os Independentes.

FESTA DO PEÃO DE BARRETOS



Descrição: Esta grande festa tem suas raízes no transporte de gado pelas estradas de terra desde as pastagens de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, passando por Barretos em direção aos frigoríficos desta cidade. Os peões das "comitivas" que levavam estas boiadas se reuniam no entardecer para brincar de montar cavalos bravos, daí então surgindo este costume. A prática do rodeio em touros, hoje muito mais dinâmica que a de cavalos, foi trazida dos Estados Unidos.

No ano de 1956, na cidade de Barretos, localizada no interior do estado de São Paulo, Brasil, um grupo de rapazes solteiros realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que se tem notícia. Desde então esta grande festa ficou conhecida internacionalmente pela sua gigantesca estrutura e alta qualidade dos peões, cavalos e touros que ali se apresentam.

Festa do peão de boiadeiro  acontece todos os anos na cidade de Barretos, no estado de São Paulo, Brasil. A festa é tradicionalmente organizada e promovida no mês de agosto pelo clube "Os Independentes"

RALLY EM BARRETOS



Descrição: Sob forte calor, foi dada a largada em busca do título de campeão brasileiro de Rally Baja CBM e Cross Country CBA. O XI Rally Barretos impôs 270 quilômetros de velocidades altas em dois dias de prova.

O traçado da prova deste ano permitiu muitos acessos a pontos estratégicos da Especial, onde o público pode ver de perto a performance das motos, quadris, UTVs e carros. O trabalho das equipes de apoio e resgate também foi extremamente facilitado.

"Queríamos um traçado novo e com um nível de segurança avançado. Nosso principal objetivo foi atingido: tivemos uma prova rápida e com zero acidentes. O sistema Monitor funcionou muito bem e nos casos em que foi acionado por competidores com problemas sabíamos rapidamente a localização exata e já providenciávamos a solução", conta Fernando Bentivoglio, diretor de prova.

Entre as motos, Ramón Sacilotti fez uma prova impecável e ocupou o pódio no lugar mais alto vencendo os dois dias, seguido por Álvaro Amarante e Luiz Fernando Menuzzo.

Nos quadriciclos Jérémy Dubois, atual campeão brasileiro, e abriu a temporada com vitória e é o nome a ser batido.

Nos UTVs a briga está só começando e promete grandes disputas. Deninho Casarini venceu no sábado e Rodrigo Varela no domingo. Os tempos obtidos mostram que tem muita gente pra brigar pelos pódios da temporada de 2017. Com a chegada dos Maverick X3 o nível se elevou absurdamente e com certeza é garantia de espetáculo em todas as provas.

Nos carros a dupla Marcos Moraes e Cadú Sachs venceu fazendo dobradinha da equipe MEM com Michel Terpins e Beco Andreotti em segundo.

Os resultados completos podem ser conferidos no www.rallymakers.com.br.

O campeonato de Baja segue agora para Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo nos dias 25 e 26. Já o Cross Country CBA e CBM segue para o Nordeste com o Rally RN 1500 que acontecerá de 6 a 9 de abril.